top of page

“Quando as coisas reais acontecem”

Um estudo descritivo qualitativo sobre os resultados psicossociais da educação de aventura ao ar livre para adolescentes


🧭 Objetivo do Estudo

Investigar como programas de Educação de Aventura ao Ar Livre (Outdoor Adventure Education – OAE) impactam os aspectos psicossociais de adolescentes, com foco em conexões sociais, pertencimento, responsabilidade, desafio e sucesso.


📌 Metodologia

  • Tipo de estudo: Qualitativo descritivo

  • Amostra: 5 grupos focais com adolescentes (15–16 anos) e 4 entrevistas com professores de OAE na Austrália Ocidental

  • Análise: Análise temática baseada em modelo (template thematic analysis)


🧠 Principais Resultados

  1. Conexões sociais: Desenvolver vínculos durante os programas de OAE é um fator protetivo importante para o bem-estar psicológico.

  2. Pertencimento: Atividades em grupo e momentos como refeições e conversas em torno da fogueira geram sentimento de pertencimento e comunidade.

  3. Responsabilidade tangível: Os adolescentes relataram sentir-se mais autônomos ao tomar decisões reais, como montar tendas ou cozinhar para o grupo.

  4. Desafios pessoais: Superar medos (como o de altura) contribuiu para autoestima, coragem e senso de competência.

    Foto ilustrativa de acampamento
    Foto ilustrativa de acampamento
  5. Empoderamento individual: OAE promoveu autoconhecimento, autonomia e confiança para enfrentar desafios dentro e fora do programa.

  6. Sucesso multifacetado: O sucesso foi descrito tanto em conquistas objetivas quanto no crescimento pessoal percebido.


📚 Conclusão

A OAE se mostrou uma ferramenta educacional poderosa para promover o desenvolvimento psicossocial dos adolescentes. Os autores sugerem que escolas que ainda não adotam esses programas deveriam considerar sua implementação. Pesquisas futuras devem investigar o empoderamento individual e possíveis diferenças por gênero.


📝 Como Citar este Artigo (ABNT):

DOWN, Michael et al. “When the real stuff happens”: A qualitative descriptive study of the psychosocial outcomes of outdoor adventure education for adolescents. Journal of Outdoor and Environmental Education, v. 28, p. 43–63, 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s42322-023-00151-3.



 
 
 

Comentários


bottom of page