“Quando as coisas reais acontecem”
- Uberti Messina
- 1 de mai.
- 2 min de leitura
Um estudo descritivo qualitativo sobre os resultados psicossociais da educação de aventura ao ar livre para adolescentes
🧭 Objetivo do Estudo
Investigar como programas de Educação de Aventura ao Ar Livre (Outdoor Adventure Education – OAE) impactam os aspectos psicossociais de adolescentes, com foco em conexões sociais, pertencimento, responsabilidade, desafio e sucesso.
📌 Metodologia
Tipo de estudo: Qualitativo descritivo
Amostra: 5 grupos focais com adolescentes (15–16 anos) e 4 entrevistas com professores de OAE na Austrália Ocidental
Análise: Análise temática baseada em modelo (template thematic analysis)
🧠 Principais Resultados
Conexões sociais: Desenvolver vínculos durante os programas de OAE é um fator protetivo importante para o bem-estar psicológico.
Pertencimento: Atividades em grupo e momentos como refeições e conversas em torno da fogueira geram sentimento de pertencimento e comunidade.
Responsabilidade tangível: Os adolescentes relataram sentir-se mais autônomos ao tomar decisões reais, como montar tendas ou cozinhar para o grupo.
Desafios pessoais: Superar medos (como o de altura) contribuiu para autoestima, coragem e senso de competência.
Foto ilustrativa de acampamento Empoderamento individual: OAE promoveu autoconhecimento, autonomia e confiança para enfrentar desafios dentro e fora do programa.
Sucesso multifacetado: O sucesso foi descrito tanto em conquistas objetivas quanto no crescimento pessoal percebido.
📚 Conclusão
A OAE se mostrou uma ferramenta educacional poderosa para promover o desenvolvimento psicossocial dos adolescentes. Os autores sugerem que escolas que ainda não adotam esses programas deveriam considerar sua implementação. Pesquisas futuras devem investigar o empoderamento individual e possíveis diferenças por gênero.
📝 Como Citar este Artigo (ABNT):
DOWN, Michael et al. “When the real stuff happens”: A qualitative descriptive study of the psychosocial outcomes of outdoor adventure education for adolescents. Journal of Outdoor and Environmental Education, v. 28, p. 43–63, 2025. DOI: https://doi.org/10.1007/s42322-023-00151-3.
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